Castas

Viognier

Viognier

Viognier é um vinho branco encorpado, com origem em França. É apreciado pelos seus aromas perfumados de pêssego, tangerina e madressilva, podendo ser envelhecido em barril de carvalho, o que lhe acrescenta um sabor cremoso com sugestão a baunilha.
O paladar do Viognier varia desde os sabores suaves da tangerina, manga e madressilva aos aromas mais cremosos de baunilha com noz-moscada e cravp-da-índia. Dependendo do produtor e do modo de produção, irá variar em intensidade, de leve e com algum gás com um toque amargo a ousado e cremoso. O Viognier apresenta normalmente menor acidez, é mais leve e mais perfumado do que Chardonnay.
Os vinhos são tipicamente secos embora alguns produtores produzam um vinho um pouco menos seco que intensifica o aroma a pêssego do Viognier. Os vinhos produzidos com a casta Viognier originam quase sempre uma sensação gordurosa no meio da língua. Os tipos mais secos são menos frutados e possuem uma ténue amargura.
O teor alcoólico do Viognier varia de 13,5 a 15%, o que parece não ser uma grande diferença. No entanto, estes dois extremos possuem sabores muito diferentes, parecendo dois vinhos distintos ao paladar. O Viognier com cerca de 14% de teor alcoólico é mais leve e simples. Se preferir um tipo mais rico, ousado, e mais frutado, deve escolher um vinho com maior teor alcoólico.
A casta Viognier produz melhores vinhos quando cresce em regiões solarengas com temperaturas moderadas por noites frias ou perto de massas de água, mantendo assim a acidez.
O truque para combinar comida com o vinho. Viognier está em respeitar totalmente as suas notas florais e acidez média. Assim, deve focar-se em adornar e expandir os aromas fundamentais do vinho, garantido que as comidas com que o vai combinar não são demasiado ácidas ou pesadas. Os aromas no prato devem destacar os aromas frutados e cremosos do vinho.