Os Bovinos

Apostamos em duas raças de produção de carne de grande qualidade. Actualmente pode encontrar nos pastos da Herdade 170 vacas Black Aberdeen-Angus e 80 vacas Autóctone Alentejana.

A Aberdeen-Angus, nativa da Escócia, é uma das raças de bovinos mais antiga do mundo, e é também considerada como o bovino ideal para a produção de carne.

As suas características altamente desejáveis como as extremidades curtas e os corpos desenvolvidos e carnosos tornam este animal muito interessante para os criadores.
A qualidade da carne apresentada pela Aberdeen-Angus constitui, sem dúvida, a principal razão pela a qual a raça tem vindo, recentemente, a crescer na sua popularidade. Mesmo que o consumidor não conheça profundamente a raça, já ouviu falar da “ANGUS” e associa-a a um produto de qualidade, muitas vezes até como “a melhor carne do mundo”. O que se deve em grande parte à elevada deposição de gordura intramuscular (i.e. o marmoreio da carne), típica da raça, que confere-lhe sabor e grande suculência.

Todos os animais até aos 7/8 meses são alimentados exclusivamente com leite materno.

Sendo depois criados em pastos espontâneos e naturais de montado de azinho e sobro.

A raça Alentejana é uma raça autóctone com grande robustez e completamente adaptada ao nosso clima.
A vocação desta raça mudou do trabalho para a carne, e com esta evolução, alterou-se também o regime alimentar assim como todo o maneio produtivo dos bovinos, originando um animal de produção de carne de grande qualidade.