Vinhos Herdade Papa Leite

O projeto dos Vinhos Herdade Papa Leite nasce do sonho, empenho e trabalho árduo de Filipe Barreiros Cardoso e da sua equipa.

Na Herdade Papa Leite acredita-se que na vinha é onde tudo começa.

A simbiose entre o saber e a vontade de se fazer melhor, traduz-se hoje no resultado final dos vinhos produzidos na herdade.

O grande sonho é fazer, no Alentejo, vinhos diferentes para grandes apreciadores e não apenas grandes vinhos.

A qualidade do solo, a temperatura e a precipitação têm um enorme impacto no sucesso do cultivo de determinada casta específica. Esta relação designa-se por Terroir.

O microclima do Nordeste Alentejano e a localização da herdade ser em Alter do Chão criam condições de Terroir únicas, que se refletem no aroma e sabor dos nossos vinhos.

As características do solo, com presença de argila acumulada a determinada profundidade, aliada à suave inclinação da encosta onde a vinha está plantada, possibilitam uma ótima drenagem. E, a sua excelente exposição solar, de nascente a poente, permite uma boa maturação da uva.

As castas não são exclusivas de cada região vinícola do mundo, mas existem locais que reúnem condições melhores ou piores para o cultivo de certo tipo de uva.

Em Portugal, tal como na Europa, são usadas numerosas castas de Vitis vinífera, o que permite produzir uma grande variedade de vinhos com personalidades muito distintas.

Na Herdade Papa Leite, selecionamos para os vinhos brancos as castas das uvas Viognier, Chenin Blanc, Sémillon, Moscatel e para os vinhos tintos as castas das uvas Carbernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot.

Desde muito cedo se confirmou o potencial da qualidade das uvas, facto que estimulou o proprietário e a sua equipa a desenvolverem cada vez mais o projecto.

©

2018 Herdade Papa Leite | Todos os direitos reservados

Alter do Chão - Portugal